Qual a importância das indústrias na cidade antigamente, e como essa atividade industrial vem sendo utilizada e explorada hoje em dia?

Fachada da empresa White Martins em Osasco

A importância de uma indústria na cidade é através do trabalho, transformar a matéria-prima em outros produtos, que em seguida podem ser, ou não, comercializados. A indústria favorece o crescimento econômico de uma cidade por trazer emprego, tecnologia e serviços para a população, fator que se enquadra muito com o desenvolvimento de Osasco. Na instalação de uma indústria, usualmente, é necessário a melhora ou até mesmo construção de rodovias e estradas, também é possível a parceria com a prefeitura da cidade (como o caso de Osasco) construindo hospitais, teatros e outros benefícios para o cidadão em troca da diminuição de impostos cobrados por esta.

A industrialização de Osasco iniciou no século XIX e, com seu crescimento gradativo, começou a se destacar tanto antigamente, como hoje no Estado de São Paulo (região metropolitana da capital paulista). Fator que mostra, segundo o site, encontraosasco.com.br não é por acaso Osasco ser conhecida como “cidade-trabalho”,  ser uma das cidades com maior índice de desenvolvimento do Estado, e possuir o 14°PIB entre os municípios brasileiros.

Empresas como a OSRAM, produtora de lâmpadas incandescentes, fluorescentes, de descarga e de tubos de descarga; a Cimaf Cabos – maior fabricante de cabos de aço da América Latina – que esta, desde 2006, sob o controle efetivo da Belgo Bekaert Arames; a Meritor (fornecedora de  peças de reposição para veículos comerciais leves e pesados, incluindo-se: caminhões, carretas, ônibus e caminhonetes); a Metax, que trabalha com locação e venda de equipamentos para construção civil, além de oferecer diversos serviços, é uma empresa instalada dentro do Parque Industrial Anhanguera, um espaço onde se concentram 40 empresas de diferentes ramos, entre eles o industrial, o logístico e o de armazenamento; a ABB Brasil, que oferece tecnologias de energia e automação, proporcionando uma melhoria do desempenho energético, reduzindo impactos ambientais; e a White Martins, uma empresa de gases industriais e medicinais, são exemplos de indústria presentes e ativas na cidade.

Explorando com maior efeito uma das mais conhecidas da cidade, a White Martins, pode-se caracterizá-la, atualmente, como a maior produtora de gases industriais e medicinais na América do Sul. Ainda que, fundada em 1912, inicialmente, com o nome de MacLauchlan e Cia, em 1921, o nome da empresa viria a mudar para White Martins.

Uma de suas fábricas está localizada em Osasco, como é observada na imagem, na Avenida dos Autonomistas, e encontra-se ativa desde 1960. É responsável pelo abastecimento de vários estabelecimentos da região, incluindo hospitais, outras indústrias próximas e postos de gasolina.

Não apenas um grande fornecedor da cidade de Osasco, a White Martins também oferece várias opções de emprego na área de exatas (física, química, engenharia, finanças) e promove estágios remunerados a fim de empregar recém formados.

Tais fatos apenas comprovam a importância da White Martins para o município de Osasco, desde as variadas ofertas de emprego até o abastecimento da região com gases atmosféricos, industriais e especiais.

Por mais que as indústrias favoreçam o crescimento econômico das cidades, hoje em dia é comum ver em grandes cidades acontecer a saída das indústrias e a ascensão do setor terciário (comércio e serviços) – indústrias acima citadas resistiram a isso -, ou seja, antigas áreas industriais virando centros comerciais, shoppings centers, entre outros, o que se denomina rugosidades espaciais.

Em Osasco isso aconteceu com a área onde hoje se localiza o WalMart (lugar cedido pela Eternit), o Carrefour (região da antiga indústria pioneira Moinho Santista) e outros shoppings centers, com a saída de indústrias pioneiras como dito a Eternit, o Moinho Santista e até mesmo a Cobrasma. Com isso, alterações ocorreram em relação à Lei do Uso e Ocupação do Solo, de acordo com as necessidades. É importante esclarecer que isso só foi possível através de acordos, ou melhor, parceria entre a Prefeitura e novos empreendedores que se comprometeram em construir instituições públicas, como foi o caso do Teatro Municipal.

Segundo a Gazeta Mercantil, última edição 2006-04-25 (Projeto de construção do Makro e Shopping União de Osasco), “…o exército cedeu outros 15 mil m² de sua unidade entre a estação ferroviária de Osasco e a Vila Yara. E ‘a prefeitura caberá arcar apenas com as obras de finalização da avenida, como o paisagismo, semáforos e adequação dos arredores’, diz o prefeito. Ele explica que a Super Avenida será uma opção para os moradores da zona oeste de São Paulo chegarem a região central de Osasco sem passar pela Autonomistas e também será uma via de ligação da cidade com as marginais Pinheiros e Tietê.” Região que hoje se concentram, além da Super Avenida, o atacadista Makro e o Shopping União de Osasco.

A importância das indústrias na cidade, logo, vem desde tempos anteriores até hoje, a qual depende muito da principal atividade utilizada no na época da cidade. Antigamente, a atividade industrial era de essencial importância para desenvolvimento de uma cidade, predominando assim, muitas indústrias em Osasco. Diferentemente de hoje, que o setor terciário se destaca, causando assim, uma diminuição na presença dessas indústrias (rugosidades espaciais) afim de ceder sua localização a lugares mais rentáveis ou com o maior valor significativo para o município.

About these ads

Um comentário sobre “Qual a importância das indústrias na cidade antigamente, e como essa atividade industrial vem sendo utilizada e explorada hoje em dia?

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s